lixívia:Cuidado com as manchas!


A lixívia é um produto que pode ser utilizado com diferentes finalidades: serve para limpar, desinfetar, remover bolor e alvejar, por exemplo. Porém, a depender da frequência de uso e do material onde é aplicado, seus componentes químicos podem ter um efeito abrasivo e resultar em manchas. Se a água sanitária trouxer-te esse problema, fica tranquilo! Confere neste artigo algumas soluções.




Solução 1 – A ação deve ser rápida!

Ao manusear a lixívia, é preciso cuidar para que o produto não caia sobre tecidos coloridos, pois podem ficar desbotados e fazer manchas permanentes. Quando isso acontece, é preciso sorver o produto com um papel-toalha e lavar o tecido com água imediatamente. Vê os produtos que podem ajudar a evitar as manchas:

*Detergente

Depois de remover o excesso de lixívia com papel-toalha ou um pano (limpo e sem cor), coloca sobre a mancha a solução de 1 colher de chá diluída em 1 chávena de água morna. Deixa agir por 5 minutos e depois remove com uma esponja ou pano seco.

*Vinagre

O vinagre pode ser usado da mesma maneira que o detergente. Ao preparar a solução, basta substituir um pelo outro e seguir o mesmo procedimento. O resultado será o mesmo.

* Bicarbonato de sódio

Prepara uma pasta de água e bicarbonato de sódio (para cada parte de água, coloca duas de bicarbonato). Após sorver o excesso de lixívia, aplica a pasta sobre a mancha e deixa secar. Depois de seco, remove o excesso com uma escova macia e finaliza com um pano limpo.

*Álcool

O álcool pode ser utilizado para sorver a lixívia antes que ela fique seca no tecido. Para isso, é preciso humedecer um algodão no álcool e pressioná-lo sobre a mancha, sem esfregar. Deixa alguns minutos para sorver bem. Esfregar o algodão no tecido pode espalhar a mancha.

Solução 2 – Aproveita para inovar!

Se a lixívia secar no tecido, provavelmente terás uma mancha permanente. Nesse caso, a solução é tingir o tecido inteiro para cobri-la. Outra opção é usar a criatividade e customizar o tecido, fazer mais manchas ou pintar a tinta. Ainda há a possibilidade de utilizar caneta para tecido (da mesma cor) para cobrir pequenas manchas ou fazer desenhos para caracterizar a tua peça.

A água sanitária pode trazer problemas, mas este produto é muito eficiente na limpeza. Para saber como utilizá-lo para este fim, acessa nosso blog e confere as dicas da Fast Cleaning para saber como fazer limpeza e desinfeção com lixívia.

Redação: Juliana Belga - Intertexto

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Fast Cleaning

Somos especializados em limpeza de condomínios. Também trabalhamos com soluções completas em limpezas doméstica, de empresas, estabelecimentos comerciais, hotéis, hostels, escolas... 

Área de atuação

Portugal

Horários

Seg-Sex: 8:00 - 23:00 

​​Sábado: 9:00 - 16:00

  • Instagram Fast Cleaning
  • Facebook Fast Cleaning
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020 por CR