lixívia:Cuidado com as manchas!


A lixívia é um produto que pode ser utilizado com diferentes finalidades: serve para limpar, desinfetar, remover bolor e alvejar, por exemplo. Porém, a depender da frequência de uso e do material onde é aplicado, seus componentes químicos podem ter um efeito abrasivo e resultar em manchas. Se a água sanitária trouxer-te esse problema, fica tranquilo! Confere neste artigo algumas soluções.




Solução 1 – A ação deve ser rápida!

Ao manusear a lixívia, é preciso cuidar para que o produto não caia sobre tecidos coloridos, pois podem ficar desbotados e fazer manchas permanentes. Quando isso acontece, é preciso sorver o produto com um papel-toalha e lavar o tecido com água imediatamente. Vê os produtos que podem ajudar a evitar as manchas:

*Detergente

Depois de remover o excesso de lixívia com papel-toalha ou um pano (limpo e sem cor), coloca sobre a mancha a solução de 1 colher de chá diluída em 1 chávena de água morna. Deixa agir por 5 minutos e depois remove com uma esponja ou pano seco.

*Vinagre

O vinagre pode ser usado da mesma maneira que o detergente. Ao preparar a solução, basta substituir um pelo outro e seguir o mesmo procedimento. O resultado será o mesmo.

* Bicarbonato de sódio

Prepara uma pasta de água e bicarbonato de sódio (para cada parte de água, coloca duas de bicarbonato). Após sorver o excesso de lixívia, aplica a pasta sobre a mancha e deixa secar. Depois de seco, remove o excesso com uma escova macia e finaliza com um pano limpo.

*Álcool

O álcool pode ser utilizado para sorver a lixívia antes que ela fique seca no tecido. Para isso, é preciso humedecer um algodão no álcool e pressioná-lo sobre a mancha, sem esfregar. Deixa alguns minutos para sorver bem. Esfregar o algodão no tecido pode espalhar a mancha.

Solução 2 – Aproveita para inovar!

Se a lixívia secar no tecido, provavelmente terás uma mancha permanente. Nesse caso, a solução é tingir o tecido inteiro para cobri-la. Outra opção é usar a criatividade e customizar o tecido, fazer mais manchas ou pintar a tinta. Ainda há a possibilidade de utilizar caneta para tecido (da mesma cor) para cobrir pequenas manchas ou fazer desenhos para caracterizar a tua peça.

A água sanitária pode trazer problemas, mas este produto é muito eficiente na limpeza. Para saber como utilizá-lo para este fim, acessa nosso blog e confere as dicas da Fast Cleaning para saber como fazer limpeza e desinfeção com lixívia.

Redação: Juliana Belga - Intertexto

Fast Cleaning

Somos especializados em limpeza de condomínios. Também trabalhamos com soluções completas em limpezas doméstica, de empresas, estabelecimentos comerciais, hotéis, hostels, escolas... 

Área de atuação

Portugal

+351 937 559 367

+351 935 259 528

condominios@fastcleaning.pt

orcamentos@fastcleaning.pt

Horários

Seg-Sex: 8:00 - 23:00 

​​Sábado: 9:00 - 16:00

  • Instagram Fast Cleaning
  • Facebook Fast Cleaning
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020 por CR