top of page

BOLOR A Fast Cleaning faz parte da solução para esse problema


Por Juliana Belga

O bolor é uma mancha escura que pode aparecer nas paredes da casa de banho, no teto ou em outra parte da casa. É provocado por fungos que proliferam onde há humidade e pouca luminosidade. O cheiro desagradável produzido por esses fungos incomoda bastante e pode ser prejudicial à saúde das pessoas, nomeadamente as alérgicas. A boa notícia é que o bolor pode ser eliminado. Saiba como!

Condições climáticas e falhas estruturais, como fissuras ou rachas, geralmente são as causas do bolor. A princípio, o mofo parece inofensivo, mas ele facilita a propagação de ácaros e a emissão de elementos químicos procedentes dos materiais de construção. De acordo com os PLAHS (Planos Locais de Acção em Habitação e Saúde, publicado pela Direcção-Geral da Saúde), “o bolor é reconhecido como um dos maiores alergéneos no ambiente da casa e pode levar a suaves ou severas reacções alérgicas, principalmente relacionadas com a saúde respiratória (incluindo infecções e obstrução brônquica) e reacções do sistema imunitário”. Por isso, pessoas que passam muito tempo em casa precisam de um ambiente livre de agentes patogénicos, especialmente as crianças, que são mais susceptíveis a doenças porque ainda estão a desenvolver o sistema imunitário.

Para propiciar um ambiente mais saudável, deve atentar-se à origem do bolor, pois ele pode estar a sinalizar algum vazamento ou infiltração. É preciso verificar se há fissuras na tubagem ou infiltração em alguma parte da casa para então fazer o reparo e eliminar a causa do bolor. Depois de eliminar a fonte de humidade das paredes, é necessário limpar bem o bolor, pois a aparência de sujidade prevalece. Mas quando a causa do bolor não é estrutural, o provável motivo de sua formação é o clima húmido e frio, como ocorre no inverno europeu. Nesse caso, o ideal é propiciar a entrada de luz e a circulação do ar dentro de casa, especialmente nas casas de banho e cozinhas, que são mais afetadas pela humidade. Ambientes arejados e iluminados por luz natural inibem o crescimento do bolor.

A Fast Cleaning pode contribuir para tua casa ficar limpa e salubre. Com equipas especializadas, a empresa oferece serviços de limpeza doméstica pontual ou regular, limpeza de sofás, tapetes e eliminação de bolores. A Fast Cleaning garante que o ambiente fica limpo e desinfetado com um trabalho rápido e eficaz, que deixa a tua casa com o ar agradável e bonita. Acessa o nosso site para conhecer os nossos serviços e solicitar um orçamento.

Redação: Intertexto

Junho/2020

0 comentário
bottom of page