top of page

COMO LIMPAR OS BRINQUEDOS DAS CRIANÇAS



Casa que tem crianças tem também brinquedos por toda parte. Isso é muito natural e saudável, pois os pequenos atuam no meio onde vivem, vivem suas experiências sensoriais e interagem com os outros por meio dos brinquedos. Por isso é tão importante cuidar da limpeza da casa e também fazer a higienização dos brinquedos regularmente.


Depois de um dia inteiro de brincadeiras, os objetos usados pelas crianças acumulam sujidade e gordura, mas é possível fazer a limpeza e a higienização dos brinquedos tanto com soluções naturais quanto com produtos comerciais. O que determina o tipo de produto a ser usado na limpeza é o material do brinquedo. Com os eletrónicos o cuidado deve ser redobrado e a limpeza deve ser feita conforme as orientações do respectivo manual de instruções. Confira a seguir algumas dicas para limpar certos brinquedos.

- Peluches: podem ser lavadas com água e detergente de roupa neutro ou champô. Deve-se esfregar com cuidado para não danificar, descolar ou descosturar alguma parte. Depois de enxaguar com água, enrole a peluche em uma toalha seca e aperte para retirar o excesso de água. Deixe secar à sombra, em ambiente aberto e ventilado.

- Brinquedos de plástico: devem ser lavados com água quente, detergente de lavar loiça e uma esponja macia. Depois de enxaguar com água, ponha a secar.

- Brinquedos de madeira: faça uma solução com partes iguais de vinagre branco e água (pode ser 200 ml para cada um), humedeça um pano na solução e limpe o brinquedo. Seque imediatamente com um pano seco para evitar manchas.

- Brinquedos de banho: coloque os brinquedos em solução de água com desinfetante e deixe de molho por 5 minutos. Depois enxágue com água fria e coloque a secar.

- Bonecas: como são brinquedos feitos de diferentes materiais, as partes de plástico podem ser limpas com esponja, água e sabão neutro; se for possível remover as roupinhas, lave-as à parte; para lavar os cabelos, use champô e enxague com água fria. Deixe secar à sombra, em local ventilado.


Os brinquedos das crianças devem ser limpos com regularidade. Já os brinquedos dos bebés devem ser higienizados diariamente, especialmente aqueles que podem ser levados à boca. Se as suas crianças já forem maiores, ensine-as a limpar os próprios brinquedos. Quem ama cuida e ensina a cuidar!

Se precisar de ajuda com a limpeza e a organização da casa, entre em conacto connosco. A Fast Cleaning tem a solução que você precisa!


Redação: Juliana Belga - Intertexto

bottom of page