top of page

PLANTAS EM CASA: CONHECES OS BENEFÍCIOS?

O

Os ambientes naturais ou próximos à natureza proporcionam saúde e bem-estar às pessoas. Nos espaços interiores, além de adornar, as plantas deixam o ar mais fresco e agradável. Elas podem ser cultivadas em casa ou no trabalho, pois algumas espécies se adaptam bem à sombra e combinam com diferentes estilos de decoração. Neste artigo são dados a conhecer alguns dos benefícios das plantas e flores para a tua vida. Vem conferir!

De acordo com especialistas, as plantas podem interferir na vida das pessoas com seus aromas e cores. Entre os benefícios das flores está o combate ao stress, que é a causa de muitas enfermidades. As cores claras, como branco, amarelo e rosa, ajudam a reduzir os níveis de ansiedade e nervosismo, além de propiciar boas noites de sono. As cores das plantas têm o poder de influenciar o humor, portanto, é bom decorar o teu quarto, por exemplo, com flores cujas cores sejam do teu agrado.

A criatividade e a harmonia podem ser influenciadas também pelas plantas. Variá-las as ou trocá-las de lugar estimula novas percepções e ativa a sensibilidade. Isso promove satisfação e, consequentemente, aumenta a disposição para o trabalho e a produtividade.


Nada melhor do que plantas para aromatizar naturalmente os ambientes. Incensos, velas perfumadas e aromatizantes artificiais também proporcionam bem-estar, mas as flores naturais ampliam essa sensação porque levam ao ambiente algo mais que o cheiro, levam beleza e leveza.

As plantas ainda purificam o ar e ajudam a absorver o excesso de humidade dentro de casa. A samambaia, por exemplo, além de absorver humidade, purifica o ar. O clorofito ajuda a eliminar mofo. Já o lírio-da-paz é ideal para a casa de banho, pois não precisa de luz direta e as folhas absorvem a humidade. A hedera helix traz benefícios a quem tem animais em casa, pois ajuda a eliminar a matéria fecal que fica no ar.

Para dentro de casa ou para os estabelecimentos comerciais, há também as plantas que sobrevivem com pouca água e pouca luz e que proporcionam grandes benefícios. Este é o caso das espécies de orquídeas, que precisam de pouca água, pouca luz e se adaptam muito bem aos ambientes internos. Os cactos e suculentas também se adéquam perfeitamente aos ambientes internos e necessitam pouca água. De modo semelhante, aloé vera, hera do diabo, espada de São Jorge, bambu e bonsai são ótimas opções para o cultivo dentro de casa, pois conferem beleza ao ambiente e pureza ao ar, e exigem pouca água.

Como podes notar, as plantas têm muito a oferecer e requerem cuidados simples. Os benefícios que proporcionam são vários, enriquecem o ambiente e propiciam saúde e bem-estar a quem está por perto. Escolhe a que é do teu agrado e desfruta de todo o bem que ela oferece!

Redação: Intertexto

0 comentário
bottom of page