Dicas de limpeza: uso do vinagre

Atualizado: Jun 14


Já é do conhecimento de todos que lugares e objectos limpos e desinfectados não oferecem riscos de contaminação por microrganismos nocivos à saúde. É importante cuidar da limpeza tanto em ambientes comerciais, onde circula grande número de pessoas, quanto em ambientes familiares, com circulação mais restrita. Para facilitar o dia a dia da limpeza, fique atento às nossas dicas.

A limpeza está ao alcance de todos

Fazer a higienização de ambientes e objectos pode ser mais simples do que parece. Não é preciso dispor de material extra, pois a limpeza pode ser feita com recursos domésticos simples. O vinagre, por exemplo, pode ser bem mais que um condimento. Na limpeza, ele serve para tirar mancha de tecido, desengordurar, neutralizar odores e limpar superfícies. Para tal uso, recomenda-se vinagre de limpeza , vinagre branco (de álcool) ou de maçã. Aprenda aqui como pode tirar utilidade dos seus benefícios.

- Limpeza de vidros e espelhos: em um recipiente borrifador, coloque 1 litro de água morna e adicione 1 colher de sopa (15 ml) de vinagre. Borrife sobre a superfície e seque com um tecido de algodão.

- Limpeza de estofos: misture 100 ml de vinagre em 1 litro de água morna. Borrife essa solução sobre o local a ser limpo e utilize um tecido de algodão para remover a sujidade. Para eliminar manchas, acrescente à solução duas colheres de sopa (aproximadamente 28 gramas) de bicarbonato de sódio. Borrife no local desejado passe uma escova de cerdas macias no sentido da fibra do tecido. Deixe secar naturalmente.

- Limpeza de tecidos:

para tirar manchas de tecido, como aquelas de colarinho de camisa, misture 1 colher de sopa (15 ml) de vinagre com 1 colher de sopa (14g) de bicarbonato de sódio. Aplique a mistura sobre a mancha e esfregue levemente. Pode-se também utilizar uma escova de cerdas macias. Deixe descansar por 1 hora e depois prossiga com a lavagem da peça.

- Limpeza de azulejos: faça a solução de 100 ml de vinagre em 1 litro de água e utilize uma esponja para a limpeza de azulejos. Para eliminar bolor do rejunte, aplique o vinagre puro directamente no local com uma escova de dentes (usada apenas para este fim), deixe agir por 2 horas e depois limpe com uma esponja e água.

- Limpeza de paredes: para limpar riscos de lápis e marcas na parede, faça a solução de 500 ml de vinagre em 500 ml de água. Borrife sobre o local e limpe com um pano.

- Limpeza de pavimentos: em um balde, misture 4 litros de água, 1 chávena (240 ml) de vinagre e 1 colher de sopa (15 ml) de detergente neutro. Humedeça um pano nessa solução e passe-o sobre o piso com o auxílio de um rodo.

- Neutralização de odores: para neutralizar o odor de tapetes e alcatifas, borrife a solução de 100 ml de vinagre em 1 litro de água morna e deixe secar naturalmente.

Para serviços de limpeza profissional, entre em contacto com a Fast Cleaning.

Fast Cleaning

Somos especializados em limpeza de condomínios. Também trabalhamos com soluções completas em limpezas doméstica, de empresas, estabelecimentos comerciais, hotéis, hostels, escolas... 

Área de atuação

Portugal

+351 937 559 367

+351 935 259 528

condominios@fastcleaning.pt

orcamentos@fastcleaning.pt

Horários

Seg-Sex: 8:00 - 23:00 

​​Sábado: 9:00 - 16:00

  • Instagram Fast Cleaning
  • Facebook Fast Cleaning
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020 por CR