top of page

Dicas para perfumar o ambiente


Depois de um longo dia de trabalho, tudo o que se quer é chegar em casa e desfrutar de um ambiente aconchegante para recarregar as energias. A organização, a boa conservação e a limpeza dos cómodos, dos objetos e da mobília da casa contribuem para a sensação de conforto e bem-estar. Mas se o ambiente que, além de limpo e organizado, está também perfumado, torna-se muito mais agradável.

Sabias que é possível perfumar a tua casa sem gastar muito dinheiro? Com receitas simples, é podes preparar aromatizantes com o que tens em casa. Confere a seguir as dicas da Fast Cleaning para saber como deixar o ambiente da tua casa ainda mais agradável.

  • 1. Frutas cítricas: A essência de frutas cítricas pode ser preparada com a casca de frutas como limão, laranja ou tangerina. Para o preparo, coloca as cascas em uma panela, cobre-as com água, tampa e leva a panela ao fogo. Depois da fervura, coa o líquido e coloca-o em um borrifador para pulverizar pelo ambiente.

  • 2. Canela em pau: A canela tem um cheiro intenso e agradável. Para aromatizar o ambiente com essa especiaria, utiliza-se a canela em pau. É possível fazer um arranjo juntando alguns pedaços dentro de um vaso. Além de perfumar o ambiente, tem-se também um enfeite. Ao arranjo pode-se juntar também flores e folhas secas.

  • 3. Cravo-da-índia: O botão do cravo-da-índia é geralmente usado como condimento, mas, pelo seu perfume, pode ser usado como aromatizante de ambientes. Para isso, basta colocar uma boa quantidade de cravos (mais ou menos 1 chávena) em um pote de vidro, barro ou outro recipiente que já faça parte da decoração. Podes acrescentar ao pote algumas gotas de essência de cravo para potenciar o aroma. É possível também preparar o aromatizante para borrifar: coloca 50 gramas de cravo-da-índia de molho em 50 ml de álcool e deixa de molho por 2 dias; depois, é só pulverizar o líquido.


  • 4.Folhas e flores desidratadas: As folhas e flores desidratadas são usadas na decoração e podem ser encontradas em feiras ou floriculturas. Elas facilmente absorvem e espalham aromas pelo ambiente, por isso, pode-se aplicar nelas as essências ou óleos essenciais preferidos para perfumar a casa.

  • 5. Amaciador de roupas: O perfume dos amaciadores de roupa geralmente é suave e traz a sensação de aconchego. Além de perfumar as roupas, esse produto pode ser diluído em água, na proporção de 15 ml de amaciante, 10 ml de álcool e ½ (meio) litro de água. A solução pode ser colocada em um borrifador e pulverizada no ambiente, nas cortinas ou sobre a colcha da cama.

  • 6. Lavanda e alfazema: O cheiro da lavanda traz a sensação de acolhimento e tranquilidade. Para perfumar o ambiente com o cheiro dessa flor, basta colocar 300 ml de água no borrifador e adicionar 15 gotas de óleo de lavanda. O mesmo pode ser feito para aromatizar com alfazema: acrescentar gotas do óleo essencial à água no recipiente borrifador.

A casa deve ser limpa constantemente, ter as superfícies e o chão higienizados e ter as cortinas, roupas de cama e tapetes sempre lavados. A aromatização do ambiente não substitui a limpeza, mas a complementa e proporciona a sensação de conforto. À medida que as essências aromáticas são espalhadas pelo ambiente, a


durabilidade do perfume aumenta. Contudo, para que o cheiro seja realmente agradável, é fundamental que o ambiente esteja realmente limpo.

A Fast Cleaning oferece serviços de limpeza profissional para a tua casa. Acessa o nosso site e conhece os serviços oferecidos. Estamos prontos para atendê-lo!

Redação: Juliana Belga / Intertexto

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page