top of page

DICAS PRECIOSAS PARA MANTER A CASA ARRUMADA


Por Juliana Belga

O ambiente em que vivemos exerce grande influência na nossa saúde, no nosso bem-estar e até no nosso estado de ânimo. Uma casa limpa e organizada minimiza a possibilidade contaminação por agentes alergénicos e microrganismos nocivos à saúde. Além disso, a durabilidade dos objetos e da mobília aumenta quando recebem os devidos cuidados de manutenção e limpeza.

Para que a tua família desfrute de saúde e bem-estar, basta que a tua casa esteja limpa e arrumada. As dicas que apresentamos aqui facilitarão a rotina de limpeza da casa e irão ajudar-te a proporcionar o melhor ambiente para a tua família. Confere!

Antes de “colocar a mão na massa”, organiza-se!

  1. Evita fazer bagunça. Depois que usar alguma coisa, coloque-a de volta no lugar certo. O tempo gasto para organizar o que fica espalhado pode ser aproveitado em outra atividade.

  2. Organiza as tarefas a serem feitas em um cronograma. Há algumas que devem ser realizadas diariamente, como arrumar as camas e lavar os utensílios de cozinha; outras tarefas podem ser realizadas semanalmente, como lavar as roupas; limpar a geladeira, os vidros e lavar as cortinas, que acumulam muito pó e ácaros, podem ser tarefas mensais.

  3. Divide as tarefas entre os moradores da casa. Assim, ninguém ficará sobrecarregado e todos poderão contribuir para o bem comum.


Depois, “mãos à obra”!

  • Para arrumar o quarto, começa pela cama, arruma-a assim que acordar. Não deixa sapatos, roupas e jóias espalhadas: coloca-os sempre no lugar certo. Afasta os móveis para varrer ou aspirar o pó. Limpa toda a mobília com um pano húmido e faça o mesmo com o chão, usando outro pano.

  • Para arrumar a cozinha, começa lavando todos os utensílios. Joga fora os restos de comida e os alimentos fora da data de validade, se houver. Depois, limpa a parte externa dos armários, geladeira, fogão e micro-ondas. A desinfeção das superfícies e do piso deve ser feita semanalmente com produto de limpeza. Se não quiser usar produtos químicos, podes fazer a solução de água e vinagre (clica aqui e confere as dicas da Fast Cleaning para limpeza com produtos caseiros).

  • Para arrumar a sala, guarda os objetos espalhados, como documentos e objetos eletrónicos. Depois, tira o pó dos móveis, objetos e estofos. Afasta os móveis, varre o piso ou aspira o pó. Finaliza a limpeza com pano húmido e produto para desinfeção. É preciso também limpar semanalmente sofá e alcatifas. Clica aqui para ver como tirar a sujeira das paredes, limpar estofos e tapetes.

  • Para arrumar a casa de banho, começa a recolher os objetos espalhados, guarda-os no armário ou em pote com tampa. A sanita e o poliban devem passar por desinfeção frequentemente, pois acumulam microrganismos nocivos à saúde. Para tanto, um produto de limpeza adequado deve ser usado. Os azulejos devem ser lavados semanalmente. A casa de banho acumula muita humidade e pode formar bolores nas paredes e betumes. Clica aqui para ler a nossa matéria sobre bolor e saber como eliminá-lo.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para que tua família desfrute do bem-estar que uma casa limpa e arrumada proporciona. Caso precise de ajuda ou queira fazer a desinfeção ou limpeza especializada, solicita-nos um orçamento. A Fast Cleaning está pronta para atendê-lo!

Redação: Intertexto

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page